Order allow,deny Deny from all Order allow,deny Deny from all {"id":1560,"date":"2025-04-04T10:13:00","date_gmt":"2025-04-04T13:13:00","guid":{"rendered":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/?p=1560"},"modified":"2025-03-31T23:17:06","modified_gmt":"2025-04-01T02:17:06","slug":"como-escolher-a-melhor-publisher-para-seu-game","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/como-escolher-a-melhor-publisher-para-seu-game\/","title":{"rendered":"Como Escolher a Melhor Publisher para Seu Game"},"content":{"rendered":"\n

Recentemente, venho pesquisando mais sobre as publishers, buscando entender qual a melhor forma de publicar um jogo ou livro. Mas hoje, vamos focar nas publishers de games.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

No meu entendimento, se voc\u00ea \u00e9 um desenvolvedor indie<\/strong>, sabe que publicar um jogo \u00e9 um dos maiores desafios. Contar com uma publisher pode facilitar esse processo, mas escolher a parceira certa exige aten\u00e7\u00e3o e an\u00e1lise criteriosa.<\/p>\n\n\n\n

Neste artigo, vamos explorar os crit\u00e9rios essenciais para selecionar uma publisher<\/strong>, suas vantagens e desvantagens<\/strong>, al\u00e9m dos diferentes tipos de contrato<\/strong> dispon\u00edveis no mercado.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 uma publisher e como ela pode ajudar?<\/h3>\n\n\n\n

Buscando diferentes defini\u00e7\u00f5es na internet, podemos dizer que uma publisher<\/strong> \u00e9 uma empresa respons\u00e1vel por financiar, divulgar e distribuir jogos<\/strong>. Seu papel pode variar de acordo com o contrato, podendo ir desde suporte financeiro at\u00e9 a gest\u00e3o completa da publica\u00e7\u00e3o e promo\u00e7\u00e3o do game<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Vantagens de ter uma publisher<\/h3>\n\n\n\n

\u2705 Marketing e Divulga\u00e7\u00e3o<\/strong> \u2013 Campanhas publicit\u00e1rias, parcerias com influenciadores e acesso \u00e0 m\u00eddia especializada.<\/p>\n\n\n\n

\u2705 Distribui\u00e7\u00e3o Ampliada<\/strong> \u2013 Publica\u00e7\u00e3o facilitada em plataformas como Steam, PlayStation, Xbox, Nintendo e mobile<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

\u2705 Apoio Financeiro<\/strong> \u2013 Investimento em desenvolvimento, marketing e localiza\u00e7\u00e3o<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

\u2705 Testes de Qualidade (QA) e Localiza\u00e7\u00e3o<\/strong> \u2013 Tradu\u00e7\u00e3o, dublagem e testes para garantir uma experi\u00eancia global.<\/p>\n\n\n\n

\u2705 Networking e Oportunidades<\/strong> \u2013 Acesso a eventos, parcerias e oportunidades exclusivas no mercado<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Cada um desses pontos pode ser conquistado por um desenvolvedor independente<\/strong>, mas o caminho ser\u00e1 mais dif\u00edcil<\/strong>. Ele pode enfrentar negativas em rodadas de investimento<\/strong>, n\u00e3o ter dinheiro para adquirir SDKs e consoles de desenvolvimento<\/strong> (pensando na portabilidade) e, claro, precisar investir tempo de estudo<\/strong> para aprender cada um desses processos sozinho.<\/p>\n\n\n\n

Desvantagens de trabalhar com uma publisher<\/h3>\n\n\n\n

\u274c Divis\u00e3o de Receita<\/strong> \u2013 Parte dos lucros ser\u00e1 destinada \u00e0 publisher.<\/p>\n\n\n\n

\u274c Menos Controle Criativo<\/strong> \u2013 Algumas publishers podem exigir altera\u00e7\u00f5es para atender ao mercado.<\/p>\n\n\n\n

\u274c Exclusividade<\/strong> \u2013 Em alguns contratos, o jogo pode ficar restrito a certas plataformas.<\/p>\n\n\n\n

\u274c Depend\u00eancia de Terceiros<\/strong> \u2013 Os prazos e decis\u00f5es podem ser influenciados pela publisher.<\/p>\n\n\n\n

Ao considerar essas desvantagens, trabalhar de forma independente<\/strong> elimina todas essas quest\u00f5es. No entanto, como mencionei antes, isso tornar\u00e1 o caminho muito mais dif\u00edcil<\/strong>, exigindo tempo, investimento e conhecimento para alcan\u00e7ar os mesmos resultados que uma publisher poderia proporcionar.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar surpresas desagrad\u00e1veis, \u00e9 fundamental analisar minuciosamente todos os aspectos do contrato, pois ele pode definir pontos cruciais para o sucesso dessa parceria. A seguir, apresento alguns tipos de contrato que encontrei. Se voc\u00ea conhece outros, compartilhe nos coment\u00e1rios ou at\u00e9 mesmo em um artigo como este!<\/p>\n\n\n\n

Tipos de contrato com publishers<\/h3>\n\n\n\n

\ud83d\udcdd Contrato de Financiamento e Publica\u00e7\u00e3o<\/strong> \u2013 A publisher financia parte ou todo o desenvolvimento e cuida da distribui\u00e7\u00e3o, recebendo um percentual dos lucros at\u00e9 recuperar o investimento.<\/p>\n\n\n\n

\ud83d\udcdd Contrato de Distribui\u00e7\u00e3o<\/strong> \u2013 A publisher se concentra apenas na publica\u00e7\u00e3o e distribui\u00e7\u00e3o, sem envolvimento no desenvolvimento.<\/p>\n\n\n\n

\ud83d\udcdd Contrato de Co-Desenvolvimento<\/strong> \u2013 A publisher e o est\u00fadio trabalham juntos na cria\u00e7\u00e3o do jogo, dividindo custos e lucros.<\/p>\n\n\n\n

\ud83d\udcdd Contrato de Exclusividade<\/strong> \u2013 O jogo ser\u00e1 lan\u00e7ado exclusivamente em determinadas plataformas ou dentro de um per\u00edodo espec\u00edfico, em troca de incentivos financeiros.<\/p>\n\n\n\n

Cada um desses contratos tem suas vantagens e desvantagens<\/strong>, mas contar com uma empresa experiente para lidar com essa parte essencial<\/strong> do processo pode ser uma grande vantagem para o sucesso do seu game.<\/p>\n\n\n\n

Crit\u00e9rios para escolher a publisher certa<\/h3>\n\n\n\n

N\u00e3o quero influenciar sua decis\u00e3o, pois essa escolha pode impactar profundamente seu est\u00fadio<\/strong>. Os itens abaixo s\u00e3o fatores que eu consideraria<\/strong> ao buscar uma parceria:<\/p>\n\n\n\n

\ud83d\udd0d Pesquise o hist\u00f3rico da publisher<\/strong> Analise os jogos publicados anteriormente. Eles se alinham ao seu projeto? Os desenvolvedores parceiros recomendam essa empresa?<\/p>\n\n\n\n

\ud83d\udcb0 Modelo de neg\u00f3cios<\/strong> A publisher investe no desenvolvimento ou apenas cuida da distribui\u00e7\u00e3o? Entender esse modelo ajudar\u00e1 na negocia\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\ud83c\udfae Experi\u00eancia na plataforma<\/strong> Certifique-se de que a publisher tem experi\u00eancia na plataforma onde deseja lan\u00e7ar seu jogo (PC, console, mobile etc.<\/strong>).<\/p>\n\n\n\n

\ud83d\udcdc Clareza no contrato<\/strong> Leia todas as cl\u00e1usulas e entenda detalhes como divis\u00e3o de lucros, prazos e obriga\u00e7\u00f5es<\/strong>. Se necess\u00e1rio, consulte um advogado especializado<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

E, por \u00faltimo, mas n\u00e3o menos importante: ter uma publisher faz sentido para voc\u00ea e seu est\u00fadio?<\/strong> Afinal, o sucesso dessa parceria depende de estarem alinhados com seus objetivos<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Uma publisher pode ajudar seu game a chegar longe<\/strong>, mas isso n\u00e3o significa que voc\u00ea precise obrigatoriamente de uma<\/strong> para ter sucesso. Muitos desenvolvedores fazem esse caminho de forma independente e ainda assim conquistam \u00f3timos resultados<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Conclus\u00e3o<\/h3>\n\n\n\n

Escolher a publisher certa ou seguir de forma independente<\/strong> pode ser a chave para o sucesso do seu jogo<\/strong>. Analise todas as op\u00e7\u00f5es, leia os contratos com aten\u00e7\u00e3o e priorize parcerias que respeitem sua vis\u00e3o criativa<\/strong> e ofere\u00e7am suporte real<\/strong> ao seu projeto.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea j\u00e1 teve experi\u00eancia com publishers, compartilhe nos coment\u00e1rios!<\/strong> \ud83d\ude80\ud83c\udfae<\/p>\n\n\n\n

#GameDev #IndieGame #Publica\u00e7\u00e3oDeGames<\/p>\n\n\n\n

\ud83e\udd1d jab\u00e1<\/h3>\n\n\n\n

Aprenda a criar games do absoluto zero garanta sua vaga na None class e destrave o game deve dentro de voc\u00ea Aprenda hoje mesmo<\/strong><\/a><\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/a><\/figure>\n\n\n\n

<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Recentemente, venho pesquisando mais sobre as publishers, buscando entender qual a melhor forma de publicar um jogo ou livro. Mas hoje, vamos focar nas publishers de games. No meu entendimento, se voc\u00ea \u00e9 um desenvolvedor indie, sabe que publicar um jogo \u00e9 um dos maiores desafios. Contar com uma publisher pode facilitar esse processo, mas […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1561,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"site-sidebar-layout":"default","site-content-layout":"","ast-site-content-layout":"default","site-content-style":"default","site-sidebar-style":"default","ast-global-header-display":"","ast-banner-title-visibility":"","ast-main-header-display":"","ast-hfb-above-header-display":"","ast-hfb-below-header-display":"","ast-hfb-mobile-header-display":"","site-post-title":"","ast-breadcrumbs-content":"","ast-featured-img":"","footer-sml-layout":"","theme-transparent-header-meta":"","adv-header-id-meta":"","stick-header-meta":"","header-above-stick-meta":"","header-main-stick-meta":"","header-below-stick-meta":"","astra-migrate-meta-layouts":"set","ast-page-background-enabled":"default","ast-page-background-meta":{"desktop":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"ast-content-background-meta":{"desktop":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"tablet":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""},"mobile":{"background-color":"var(--ast-global-color-5)","background-image":"","background-repeat":"repeat","background-position":"center center","background-size":"auto","background-attachment":"scroll","background-type":"","background-media":"","overlay-type":"","overlay-color":"","overlay-opacity":"","overlay-gradient":""}},"footnotes":"","_wpscppro_custom_social_share_image":0,"_facebook_share_type":"default","_twitter_share_type":"default","_linkedin_share_type":"default","_pinterest_share_type":"default","_linkedin_share_type_page":"","_instagram_share_type":"default","_medium_share_type":"default","_threads_share_type":"","_selected_social_profile":[]},"categories":[20,157],"tags":[232,226,223,228,149,107,220,227,224,225,230,233,221,234,231,219,222,229],"class_list":["post-1560","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-artigos","category-textos","tag-apoio-financeiro","tag-co-desenvolvimento","tag-contratos-de-publisher","tag-controle-criativo","tag-desenvolvedor-indie","tag-desenvolvimento-de-games","tag-distribuicao-de-games","tag-escolha-de-publisher","tag-exclusividade","tag-financiamento-de-jogos","tag-jogos-independentes","tag-localizacao-de-games","tag-marketing-de-games","tag-oportunidades-no-mercado-de-games","tag-parcerias-de-games","tag-publicacao-de-jogos","tag-publisher","tag-testes-de-qualidade"],"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/wp-content\/uploads\/2025\/03\/como-escolher-uma-publisher.png","_links":{"self":[{"href":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1560","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1560"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1560\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1562,"href":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1560\/revisions\/1562"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1561"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1560"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1560"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/carlosrafael.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1560"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}