Quem sou
Desenvolvedor, Artista, Especialista em marketing de conteúdo, produtor de audiovisual
Olá, eu sou Carlos Rafael de Oliveira Silva, um profissional versátil com experiência em várias áreas criativas. Nasci em Belo Horizonte, Brasil, em 1984 e desde criança sempre me interessei por mundos de fantasia e arte.
Me formei em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela Universidade FUMEC, em Belo Horizonte, MG. Comecei minha carreira como desenvolvedor de sites, trabalhando em algumas empresas, em 2010 fundei a All3 Soluções Inovadoras com 3 sócios, nesse período comecei a atuar como analista de marketing e gestor de conteúdo além de trabalhar como desenvolvedor FullStack.
Além de minha experiência como desenvolvedor, também sou um produtor audiovisual. O que me permitiu criar vídeos e conteúdo para diversas marcas e empresas, ajudando a aumentar sua visibilidade e atraindo novos clientes. Minha habilidade em contar histórias e minha capacidade de criar conteúdo cativante e envolvente me ajudaram a realizar trabalhos de divulgação para diversos estúdios de cinemas.
Como palestrante, já me apresentei em diversos eventos de tecnologia e jogos eletrônicos, compartilhando meus conhecimentos e insights com uma ampla audiência. Uma das minhas maiores realizações foi palestrar em três Campus Party um dos maiores eventos de tecnologia e inovação .
Minha carreira como desenvolvedor foi interrompida por 11 anos, tempo ao qual me dediquei ao trabalho de produção de conteúdo e marketing, porém comecei pensar muito sobre o fato de ser formado em desenvolvimento de jogos e não ter nenhum game publicado então em 2020 decidi voltar ao desenvolvimento e começar a criar meus próprios games e agora você pode acompanhar essa nova história da minha vida.
2002
Esse foi o ano em que começou minha jornada como produtor de conteúdo e desenvolvedor de site, comecei fazendo um curso de HTML, VB e Microsoft Access, além disso foi o ano em que criei meu primeiro blog life sims focado no jogo The Sims
2004
Nesse ano foi quando fiz um dos meus primeiros sites comerciais, apesar de que em 2002 e 2003 já tinha feito algumas coisas, mas na maioria era para parentes então não conta rsrs. Esse foi o ano que descobri o RPG Maker, e consegui transformar algumas historias das minhas partidas de RPG em um game.
2010
Agora damos um salto de 6 anos, pois esse foi o ano que comecei na Faculdade e também foi o ano que comecei meu estágio de Webdesigner, outro ponto marcante foi quando me uni a alguns amigos do trabalho para criar a All3 Soluções inovadoras
2011
Esse foi o ano que minha carteira foi assinada com Web Designer, mas também foi o ano onde pude exercer todas as minhas habilidades, pois atuei como Desenvolvedor FrontEnd, como designer, como desenvolvedor BackEnd e ainda realizei umas demandas na área de marketing , foi um bom ano para a All3 pois conquistamos vários clientes
2013
Esse foi um dos anos mais produtivos tanto na minha carreira profissional como na minha carreira como empresário, como profissional me tornei Desenvolvedor Junior, como empresários fechamos contratos com grandes empresas
2014
Esse foi o ano que comecei a me dedicar apenas para All3, antes disso eu exercia jornada dupla 8 horas dedicados a empresa que trabalhava e mais umas 4 horas para All3, mas neste ano foi uma virada, fechamos vários contratos que garantia uma boa estabilidade, nesse mesmo ano comecei a exercer mais minhas habilidade de Marketing
2016
Esse foi um ano meio complicado pois tomei a decisão de fechar a All3, mesmo ela indo bem, porém foi necessário para explorar novos ares, comecei a atuar mais com marketing pois já tinha parado de programar a algum tempo
2017
Foi o ano que voltei a para o mercado de trabalho, mas dessa vez como analista de marketing, também foi o ano que fui convidado para ser um dos fundadores do For Us Studio, um estúdio de desenvolvimento de games, porém minha atuação era na área de marketing.
2019
Esse foi um dos anos mais complicado, mas também foi o ano que palestrei pelo primeira vez na Campus Party em São paulo eu já havia palestra na Campus Party Minas em 2016 e 2017, mas em SP era um marco pois era a maior de todas, porém foi o ano da pandemia que no final me causou uma crise do impostor
2020
Depois de um 2019 ruim e de um início de 2020 péssimo, acabei decidindo voltar a programar e claro fiz meu primeiro jogo solo o Obrio que lancei para celular android, foquei em estudar programação novamente afinal queria voltar ao mercado.
2021
Esse foi o ano que marca meu retorno ao mercado de desenvolvimento, comecei em uma empresa, onde tinha vários receios pois ficar 11 anos sem digitar uma linha de codigo nao e facil voltar, achei que estaria entrando em um equipe ao começar descobri que eu era a equipe então tive vários desafios de front de Back até com Windows Form tive que trabalhar, foram 9 meses de muita mão na massa Angularjs, C#, PHP e SQL, fora o fato de desenhar novas funcionalidades e elaborar as telas voltando ao tempo designer, outro ponto que marcou muito foi ter que tomar decisões sobre caminhos a ser abordados para trazer as melhores implementações, foi um ano que percebi que não estava tão ruim na programação
2022
O Ano da minha consagração como Desenvolvedor, agora veio com o título de sênior, mas confesso que não curto muito essas nomenclaturas de senioridade, pois tem muito cara que é junior fazendo coisas que um sênior não faria, então esse rótulos não me agrada muito. No início de 2022 comecei a atuar como Analista de marketing para um estúdio de games indie, mas fiquei apenas 11 meses pois tinha muitos projetos para tocar e infelizmente não era remunerado, mas acredito muito no game e sei que em breve ele será lançado, me deixando feliz em saber que fiz parte dessa história. Hoje estou atuando como Analista de sistema, e claro comecei a desenvolver meus próprios games, então vamos ver como vai ser esse 2023, ah lembrando segue lá no youtube que estou gravando meu processo de criação de games.
2023
Esse é o ano dos projetinhos, e claro de muitos estudos, comecei a estudar muito sobre game designer, sobre produção musical, sobre criação de personagens e concept e claro não pode faltar a boa e velha programação, afinal sempre temos que aprender mais e mais.
Também comecei um projeto com um grande professor que me ensinou, a arte de ser polimata estou longe de ser um verdadeiro polimata mas acredito fortemente que estou no caminho.
A unica parte que não foi como planejei é que esse ano queria ter desenvolvido 12 jogos e ate o momento foi apenas 3 isso de serto modeo e um pouco frustante, tambem queria ter voltado com os videos no canal mas também não deu muito certo. 🙁
Clientes
Esses são alguns dos clientes que ja trabalhei ao longo desses anos, alguns foi de desenvolvimento e outros foi trabalhos de divulgação.